quinta-feira, 24 de abril de 2014

Plano de Prática de Ação: Bullying



BULLYING, DIGA NÃO A ESSA PRÁTICA!



Origem e significado de bullying!
 Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
O termo bullying vem de bully que em inglês significa valentão, porém a palavra bullying não tem um significado exato em português.
Justificativa e objetivos.
O bullying é um dos problemas sociais que mais tem preocupado profissionais de diferentes áreas, pois  está presente nas escolas, nas ruas, na internet (o cyberbullying) e cada vez mais  cresce o número de vítimas, que se sentem impotentes diante de constantes agressões, quer de ordem física, quer de ordem moral. Muitas vezes o bullying aparece em forma de brincadeiras aparentemente inocentes, mas que trazem grandes males para o ofendido.
Diante de tantas barbáries e tragédias ocorridas nas escolas por comportamentos agressivos de alunos, sendo que estes trazem uma revolta muito grande por parte de todos os segmentos da sociedade, pensamos em desenvolver ações no combate a essa prática para garantir aos estudantes a segurança necessária, bem como o conhecimento para que, partindo desses, possam refletir sobre seus atos, adotando comportamentos mais éticos e justos com as diferenças interpessoais.




Desenvolvimento.

(O trabalho  proposto se destina a alunos do 6º  e 7º Anos )

·        Leitura e discussão do texto informativo abaixo:
O que é Bullying:
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que causam danos físicos e psicológicos. O termo vem do inglês (bully) que significa tirano, brutal. A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir a vítima.
O bullying geralmente é feito contra alguém  que muitas vezes não consegue se defender e não entende os motivos daquela agressão gratuita. A vítima geralmente teme os agressores, por serem  violentos e opressores.
O bullying é praticado em qualquer ambiente, ou seja, na rua, na escola, na igreja, no clube etc. Muitas vezes é praticado por pessoas dentro da própria casa da vítima.
No Brasil o bullying é traduzido como o ato de bulir, tocar, bater, soquear, zombar, tripudiar, ridicularizar, colocar apelidos jocosos, colocar em dúvida a masculinidade ou feminilidade da vítima, são as práticas mais comuns.
Para a justiça brasileira  o bullying está enquadrado em infrações previstas no Código Penal, como injúria, difamação e lesão corporal. Ainda não existe uma lei que puna os agressores com o devido merecimento.
As pessoas agredidas pelo bullying apresentam alguns sintomas como o distúrbio do sono, problemas de estômago, transtornos alimentares, irritabilidade, depressão, transtornos de ansiedade, dor de cabeça, falta de apetite, pensamentos destrutivos, como desejo de morrer, entre outros. Em muitos casos as vítimas recorrem a terapia para amenizar as marcas deixadas pela agressão.

·        Exibição de vídeos do youtube sobre o assunto.
·        Confecção de cartazes com frases e ilustrações que combatem o bullying.
·        Roda de discussão do assunto com os alunos para conscientizá-los da gravidade do bullying.
·        Pesquisa em livros,  revistas, jornais e internet textos que tratam do bullying para leitura e discussão.
·        Realização de palestra com autoridade competente sobre o tema bullying na escola.
·        Estabelecer com os alunos regras de convivência, tanto no espaço escolar, quanto na rua ou em casa.
·        Leitura e discussão do seguinte poema, que deverá ser afixado nas dependências da escola:

"AQUI COMBATEMOS O BULLYING"!

POEMA DA PAZ

Madre Tereza de Calcutá
O dia mais belo? Hoje.
A distração mais bela? O trabalho.
Os melhores professores? As crianças.
A primeira necessidade? Comunicar-se.
O que mais lhe faz feliz? Ser útil aos demais..
O presente mais belo? O perdão.
A rota mais rápida? O caminho certo.
A sensação mais agradável? A paz interior.
A proteção efetiva? O sorriso.
O melhor remédio? O otimismo.
A maior satisfação? O dever cumprido.
A força mais potente do mundo? A fé.
As pessoas mais necessárias? Os pais.
A mais bela de todas as coisas? O amor.

                           Disponível em http://perigosdobullying.blogspot.com.br/2010/10/origem-e-significado-de-bullying.html


Culminância.
·        Passeata nas ruas próximas à  escola, com cartazes, faixas, panfletos , etc., para conscientização dos males causados pelo bullying


                                                          www.anae.biz. Disponível em http://Google.com.br/imagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário